Categorias Guia de Profissões

Redator Web

O redator web é uma profissão que se tornou mais popular a partir do crescimento do marketing digital. Isso porque essa área de atuação está diretamente relacionada com algumas estratégias desse campo da comunicação.

Venha fazer parte do nosso Grupo de WhatsApp com vagas diárias!

O que faz um redator web?

É um redator que escreve para a internet, com foco na escrita digital. Assim, as suas principais plataformas de publicação são blogs, portais online e redes sociais. Pode contribuir também com fluxos de email marketing, construção de textos para sites, roteiros para vídeos, ebooks e infográficos.

Esse profissional trabalha em cima de pautas já definidas pelo cliente. Além do desenvolvimento do tema, ele deve utilizar uma linguagem direcionada à persona a qual o texto se dirige e também empregar bem as palavras-chave e referências.

Conhecimentos de SEO

Uma das principais habilidades para um webwriter é possuir conhecimentos de SEO (Otimização de Mecanismos de Busca). Essa área é fundamental para o seu trabalho porque faz parte do trabalho do redator construir ótimos conteúdos otimizados, que possam ranquear bem nos sites de busca.

Como um redator web trabalha?

A maioria dos profissionais atua como freelancer. Então, ele recebe por tarefa realizada e pode organizar o seu tempo de produção de acordo com a sua disponibilidade e rotina. 

Muitos redatores trabalham meio expediente, enquanto mantém outros empregos. Outros trabalham full time com a redação. É possível, contudo, ter uma cartela de clientes fixos e assim trabalhar de forma recorrente, tendo uma renda fixa. 

Segundo pesquisas especializadas, a maioria dos redatores web é da geração millennial. Eles são atraídos pela flexibilidade de rotina e horários, pela possibilidade de trabalhar de casa ou de qualquer lugar, e terem mais domínio do controle da sua carreira. 

Existem profissionais que preferem ter uma rotina mais definida e contar com os benefícios de trabalhar em um único local. Portanto, optam por trabalhar para agências de conteúdo e marketing digital, em dedicação exclusiva. 

Em ambos os casos, muitos redatores web optam pela condição de MEI, ou seja, se tornam Microempreendedores Individuais. Nesse modelo eles criam suas próprias empresas e pagam tributos com vantagens para a categoria. 

Quais são as habilidades que uma pessoa precisa ter para atuar nessa área?

O redator web não precisa ter uma formação específica. Contudo, muitos profissionais dessa área são formados em Publicidade, Jornalismo, Comunicação, Marketing ou Letras. No entanto, qualquer pessoa pode desenvolver as habilidades necessárias para se tornar redator.

Isso porque a principal ferramenta de trabalho é a língua portuguesa. Assim, é imprescindível possuir ótimos conhecimentos de gramática e ortografia, além de técnicas de coesão textual e boa escrita.

O conhecimento em SEO é fundamental porque a escrita digital precisa ser otimizada para obter os resultados que os clientes desejam. É possível aprender sobre SEO de forma gratuita, através da internet. 

Evitar o plágio

Outro ponto importante do trabalho de redação é sempre realizar uma escrita original. Os sites de mecanismos de busca conseguem detectar o plágio, portanto, quanto menos original for uma produção, pior será sua posição nos sites de pesquisa.

Para evitar que as suas produções contenham plágio, você pode utilizar ferramentas e sites de detecção de plágio. Além disso, pode usar também um site para reescrever texto, de modo que as partes que indicam cópia sejam alteradas. 

Quanto ganha um redator web?

A remuneração de um redator pode variar bastante, especialmente se ele atuar como freelancer. Isso porque nessa modalidade, quanto mais tempo o redator tiver disponível para a produção, mais ele poderá receber. 

Em empresas e agências de conteúdo, o salário de um redator iniciante fica em torno de R $1800,00. A média salarial da profissão com vínculo empregatício fica em torno de R $2500,00. 

Cobrança por palavras ou conteúdo

Já os redatores web freelancers podem cobrar por modalidades distintas. As principais são por palavra, por pacote ou entrega de serviço com valor fixo ou por hora. No entanto, o mais comum é que o redator cobre por quantidade de palavras produzidas ou por conteúdo.

Um redator web iniciante tende a cobrar em torno de R $0,010 ou R $0,012 por um texto de mil palavras, logo, a peça textual custaria entre R $10,00 a R $12,00. 

Redatores que já possuem larga experiência em escrita para a web e resultados comprovados, além de grande domínio de técnicas de SEO, podem cobrar até R$ 50,00 por um texto do mesmo tamanho.  

Se você tem interesse em trabalhar como redator web, pesquise mais sobre essa profissão na internet. É possível encontrar muitas dicas e referências para se tornar um iniciante nessa carreira. 

Gostou do “Redator Web”?

Então, leia mais em Guia de Profissões.

Não perca nenhuma oportunidade de emprego! Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades e vagas disponíveis.

ATENÇÃO! O Meu Emprego Novo não é responsável pelas vagas abertas. Elas são externas e podem ser encerradas a qualquer momento pela empresa.

Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.