Descubra como decidir qual vai ser a sua primeira profissão.
Escolher a primeira profissão é uma decisão importante na vida de qualquer jovem. Afinal, é uma escolha que pode influenciar o seu futuro, a sua felicidade e o seu sucesso.
Mas como fazer essa escolha de forma consciente e segura? Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar nesse processo.
Venha fazer parte do nosso Grupo de WhatsApp com vagas diárias.
Antes de escolher uma profissão, é fundamental que você conheça a si mesmo, ou seja, os seus interesses, habilidades, valores, personalidade e objetivos.
Esses aspectos podem te dar pistas sobre quais áreas e atividades são mais compatíveis com o seu perfil e o seu propósito de vida.
Para isso, você pode fazer testes vocacionais, conversar com um orientador profissional, pesquisar sobre as profissões que te atraem e refletir sobre o que te faz feliz.
Algumas perguntas que podem te ajudar nesse autoconhecimento são:
Outro aspecto importante a considerar na escolha da primeira profissão é o mercado de trabalho.
Você precisa saber quais são as demandas, as oportunidades, os desafios e as tendências das profissões que te interessam.
Além disso, você precisa ter uma noção de quanto ganha um profissional da área, quais são as possibilidades de crescimento e de atualização e quais são as competências e habilidades exigidas.
Para isso, você pode buscar informações em sites, revistas, jornais, redes sociais, eventos e cursos relacionados à profissão.
É o profissional que aplica os conhecimentos de matemática, física e química para projetar, construir e gerenciar obras, máquinas, sistemas e processos. Há diversas áreas de atuação, como civil, mecânica, elétrica, ambiental, química, de produção, de computação, entre outras.
É o profissional que planeja, organiza, dirige e controla os recursos humanos, financeiros e materiais de uma organização. Ele pode atuar em diversos setores, como marketing, finanças, logística, recursos humanos, estratégia, entre outros.
É o profissional que previne, diagnostica e trata as doenças e lesões que afetam a saúde das pessoas. Ele pode se especializar em diversas áreas, como cardiologia, pediatria, dermatologia, neurologia, cirurgia, entre outras.
É o profissional que desenvolve, implementa e gerencia sistemas de informação, software, hardware e redes de computadores. Ele pode atuar em diversas áreas, como programação, análise, banco de dados, segurança, web, entre outras.
É o profissional que pratica um esporte de forma competitiva, buscando aprimorar suas habilidades, superar seus limites e conquistar títulos. Ele pode se dedicar a diversas modalidades, como futebol, vôlei, basquete, natação, atletismo, entre outras.
Por fim, você também precisa conhecer as opções de formação disponíveis para a profissão que você deseja seguir.
Você precisa saber quais são os cursos, as instituições, as modalidades, as durações, as grades curriculares, as metodologias e os custos envolvidos na sua formação.
Você também precisa saber quais são os requisitos, os processos seletivos, as bolsas e os financiamentos oferecidos pelas instituições de ensino. Para isso, você pode visitar os sites, os campi, as feiras e os vestibulares das instituições de ensino.
É o nível de educação que oferece cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. É indicado para quem deseja uma formação mais aprofundada e acadêmica em uma área específica.
Os cursos de graduação podem ser de bacharelado, licenciatura ou tecnológico, e têm duração média de 4 a 6 anos.
É o nível de educação que oferece cursos de formação profissional em áreas específicas do mercado de trabalho. É indicado para quem deseja uma formação mais rápida e prática em uma área de atuação.
Os cursos técnicos podem ser integrados, concomitantes ou subsequentes ao ensino médio, e têm duração média de 1 a 3 anos.
É o nível de educação que oferece cursos de qualificação profissional em áreas específicas do mercado de trabalho. É indicado para quem deseja uma formação mais básica e inicial em uma área de atuação.
Os cursos profissionalizantes podem ser livres ou regulamentados, e têm duração média de 3 a 12 meses.
Para complementar as dicas anteriores, aqui está uma lista de profissões que não exigem experiência, segundo algumas fontes da internet. Essas profissões podem ser boas opções para quem está começando no mercado de trabalho ou quer mudar de área. Veja:
Escolher a primeira profissão é um desafio que requer autoconhecimento, pesquisa e planejamento. Não existe uma fórmula mágica ou uma resposta certa para essa questão, mas existem algumas dicas que podem te orientar nessa jornada.
Lembre-se que essa é uma escolha pessoal e que pode ser revista ao longo da sua vida. O mais importante é que você faça uma escolha consciente, segura e alinhada com o seu perfil e o seu propósito. Boa sorte!
Para encontrar vagas remotas e trabalhar de qualquer parte do país, acesse AQUI.
Não perca nenhuma oportunidade de emprego! Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades e vagas disponíveis.
ATENÇÃO! O Meu Emprego Novo não é responsável pelas vagas abertas. Elas são externas e podem ser encerradas a qualquer momento pela empresa.
Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.