Escolher uma carreira universitária é, provavelmente, uma das decisões mais importantes e cruciais na vida de uma pessoa, e essa decisão pode se tornar difícil quando não se tem uma vocação clara. Apesar das centenas de opções disponíveis no Brasil e no exterior, muitos estudantes acabam se desencantando com a escolha feita e abandonam o processo formativo.
Venha fazer parte do nosso Grupo de WhatsApp com vagas diárias!
Isso foi comprovado pelo portal de empregos ZipRecruiter, que realizou um estudo em nível mundial para determinar quais são as profissões com maior taxa de arrependimento ou insatisfação, entrevistando mais de 1.500 pessoas desempregadas.
De acordo com os resultados, é possível observar que as primeiras posições são ocupadas por licenciaturas relacionadas à área humanística, mas também figuram outras áreas como educação e saúde. A primeira posição é ocupada pelo Jornalismo, onde 87% dos entrevistados lamentam ter escolhido essa profissão. Em segundo lugar está a Sociologia, seguida por Artes, ambas com 72% de arrependimento.
Continuando o ranking, aparecem as licenciaturas em Comunicação, com 64%; Educação, com 61%; Marketing, com 60%; Medicina, com 58%; Ciências Políticas, com 56%; Biologia, com 52%; e, por último, Língua e Literatura Inglesa, com 52%.
De acordo com o estudo, uma das principais causas do arrependimento desses profissionais está relacionada à escassez de oportunidades de trabalho e aos baixos salários aos quais costumam enfrentar ao ingressar no mercado de trabalho.
Por outro lado, a carreira universitária com menos profissionais insatisfeitos é a Informática, que, segundo os entrevistados, tem uma alta demanda em diversas indústrias, como ciência, tecnologia e até mesmo consultoria.
Por fim, o estudo também revelou que a maioria dos arrependidos afirmou que, se pudessem voltar atrás e escolher novamente uma graduação ou licenciatura, optariam por algo relacionado à área de informática ou administração.
Então, leia mais em Carreira.
Não perca nenhuma oportunidade de emprego! Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades e vagas disponíveis.
ATENÇÃO! O Meu Emprego Novo não é responsável pelas vagas abertas. Elas são externas e podem ser encerradas a qualquer momento pela empresa.
Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.